Objetivo
Aplicar
exercícios de Escrita Criativa a fim de provocar a construção de textos em
gêneros da prosa como as memórias literárias, contos e crônicas. Os conteúdos
estarão interligados pelas discussões acerca da Memória e do Patrimônio. As
produções corresponderão à criação literária pautada na ficção cuja essência
seja educativa ao tratar dos referidos temas. Além de produzirem os textos, os
educadores também serão orientados na possibilidade de aplicarem as metodologias
trabalhadas em suas aulas; para isso serão discutidas práticas pedagógicas que
trabalhem formas de incentivar o desenvolvimento da criatividade, somado ao
emprego da língua como modo expressivo e criador.
Justificativa
*Por que é interessante que o professor (não somente de Língua Portuguesa) domine e explore a Escrita Criativa como método de ensino?
*Por que é interessante que o professor (não somente de Língua Portuguesa) domine e explore a Escrita Criativa como método de ensino?
Dentre tantos
motivos, um professor que também assume um trabalho de “escritor” pode de modo
mais efetivo sensibilizar seus alunos à escrita. A partir de sua própria
experiência com a criação literária ele pode, por exemplo, naturalmente
contar/ler uma história de sua própria autoria e através dessa iniciativa contagiar
os seus alunos com a magia de consumir e elaborar enredos fictícios. A partir
de iniciativas como estas o professor-escritor pode evidenciar o fascínio da
leitura e escrita, pode ressaltar a nobreza do papel do escritor, da mente que
produz historias que provoca encantamentos.
Tal postura, naturalmente poderá
privilegiar uma maior aproximação do estudante, a fim de melhor sensibilizá-lo.
Há, portanto, incutido em tais objetivos a proposta de evidenciar em tais
educadores o seu potencial como escritores, contadores de histórias, artistas,
atores, etc. Tais agentes da educação, involuntariamente estarão se doando a
uma atuação mais criativa, espontânea e mais encantadora em suas aulas.
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