Dedinho de Prosa para Educadores



Objetivo
Aplicar exercícios de Escrita Criativa a fim de provocar a construção de textos em gêneros da prosa como as memórias literárias, contos e crônicas. Os conteúdos estarão interligados pelas discussões acerca da Memória e do Patrimônio. As produções corresponderão à criação literária pautada na ficção cuja essência seja educativa ao tratar dos referidos temas. Além de produzirem os textos, os educadores também serão orientados na possibilidade de aplicarem as metodologias trabalhadas em suas aulas; para isso serão discutidas práticas pedagógicas que trabalhem formas de incentivar o desenvolvimento da criatividade, somado ao emprego da língua como modo expressivo e criador.

Justificativa 
*Por que é interessante que o professor (não somente de Língua Portuguesa) domine e explore a Escrita Criativa como método de ensino?
Dentre tantos motivos, um professor que também assume um trabalho de “escritor” pode de modo mais efetivo sensibilizar seus alunos à escrita. A partir de sua própria experiência com a criação literária ele pode, por exemplo, naturalmente contar/ler uma história de sua própria autoria e através dessa iniciativa contagiar os seus alunos com a magia de consumir e elaborar enredos fictícios. A partir de iniciativas como estas o professor-escritor pode evidenciar o fascínio da leitura e escrita, pode ressaltar a nobreza do papel do escritor, da mente que produz historias que provoca encantamentos.
Tal postura, naturalmente poderá privilegiar uma maior aproximação do estudante, a fim de melhor sensibilizá-lo. Há, portanto, incutido em tais objetivos a proposta de evidenciar em tais educadores o seu potencial como escritores, contadores de histórias, artistas, atores, etc. Tais agentes da educação, involuntariamente estarão se doando a uma atuação mais criativa, espontânea e mais encantadora em suas aulas.

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