Dicas de leitura

Aqui reunimos algumas sugestões bibliográficas de cunho acadêmico e também literário. Se você também quer partilhar alguma dica, fique à vontade: deixe um comentário com as informações do material!

Leitura e Escrita Criativa

ESTUDOS ACADÊMICOS
A dinamização da escrita no ensino básico. (Dissertação de Carlos José Mendes da Silva). 
A preservação da memória enquanto instrumento de cidadania. (Artigo de Maria Célia Teixeira M. Santos).

REVISTAS
Revista Noesis – Dossiê Escrita Criativa

TEXTOS ONLINE
O gênero memórias literárias – Memórias e escola. Autoras: Anna Helena Altenfelder e Regina Andrade Clara. 

SITES
Revista Nova Escola. Sessão especial sobre Produção de Texto.
Olimpíadas de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Toda a coleção da Olimpíada com os cadernos de Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião. 

LIVROS
BARROS, Manoel de. Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. Iluminuras de Martha de Barros. 2008.
SABINO, Fernando. O menino no espelho. 2010


Memória e Patrimônio

LIVROS
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.
VARINE, Hugues de. 2012. As Raízes do Futuro: O Patrimônio a Serviço do Desenvolvimento Local. Tradução de Maria de Lourdes Parreiras Horta. Porto Alegre: Medianiz. 256 páginas, ISBN: 978-85-64713-03-1.
LIMA, Vivaldo da Costa. A Anatomia do Acarajé e Outros Escritos. Da coletânea Ephemera /Gênero: Antropologia-Etnoculinária/ Editora: Corrupio / Edição da publicação: Cida Nóbrega / Formato: 17 x 22,5 cm/ Páginas: 180/ Preço: R$40
Esse volume reúne os escritos do autor sobre culinária, alimentação, mais propriamente a cozinha baiana e seu enraizamento nos cultos dos orixás e voduns – a comida dos santos. Seria mais adequado falar de etnoculinária, resultado dos estudos a que se dedicou o autor nas últimas décadas – a culinária, a alimentação em seus aspectos socioantropológicos, socioeconômicos, etno-históricos, os simbolismos, os ritos e costumes, variantes regionais etc., acrescidos de uma exaustiva revisão bibliográfica sobre o assunto, entre autores nacionais e estrangeiros. A obra se constitui de 12 artigos escritos para cursos, palestras, participação em congressos nacionais e internacionais, publicação em revistas especializadas, aulas inaugurais etc.


SITES
SEEC – Secretária de Estado da Cultura. Coordenação do Patrimônio Cultural.

TEXTOS ONLINE
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Samba de Roda no Recôncavo Baiano. In: Livro de Registro das Formas de Expressão.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Ofício das Baianas de Acarajé. In: Livro de Registro dos Saberes.

Patrimônio Cultural Imaterial – Para Saber Mais. IPHAN / Minc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário